Ir para conteúdo

Encadernação para Educadores – Módulo 1 – Brochura, Correntinha e Borboleta (Porto Alegre, Abril de 2018)

Aprenda a fazer encadernações com materiais que você, professor, tem disponível em sua escola, materiais reutilizáveis, papeis reciclados, embalagens e muito mais. Desenvolva com seus alunos encadernações de forma simples e descomplicada. Com as técnicas ensinadas nesta oficina você poderá desenvolver livros de poemas e poesias, sketchbooks, livros autorais, livros de artistas, quadrinhos, fanzines e muitos outros projetos com seus alunos, inclusive projetos de geração de renda. Nesta oficina de Módulo 1, você confeccionará 3 tipos de encadernações diferentes: Borboleta, Brochura e Correntinha.

Essa oficina é destinada a professores, estudantes de cursos de licenciaturas, instrutores que atuam em escolas, ONGS, associações, coletivos e outras organizações sem fins lucrativos.

Duração da oficina: 3h30min com intervalo para o coffee break.

Datas disponíveis para escolha do aluno:

12 de Abril (Quinta-Feira/Manhã/09h-12h30min): https://goo.gl/29mVdD
14 de Abril (Sábado/Manhã/09h-12h30min): https://goo.gl/HjSKvj

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre.

 

Investimento: R$50

Inscrições por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com

O participante deve enviar em anexo por e-mail algum documento que prove que é professor, estudante de licenciatura, instrutor que atua em escolas, ONGS, associações, coletivos, instituições públicas ou outras organizações sem fins lucrativos.

ATENÇÃO, CADA PARTICIPANTE É RESPONSÁVEL EM LEVAR SEUS MATERIAIS:
** Ferramentas para uso durante a oficina como: tesoura, estilete, régua, clips, prendedores de papéis, lápis, borracha, pincel para cola e papel para anotações.
**80 folhas A4. Pode ser folha de oficio, papeis reciclados, papeis coloridos, pontilhados, quadriculados ou outro papel de sua preferência. Também é possível misturar as folhas.
** 4 Papeis Kraft gramatura mínima de 180gr/m. Também pode ser outro papel da mesma gramatura, pode ser colorido ou estampado. Esse papel servirá para a capa. Você pode inclusive utilizar embalagens de sacolas de papéis ou qualquer outra embalagem. A capa também pode ser feita de colagens de retalhos diversos em um papel A4. Leve a capa pronta para a oficina.
**Um pedaço de EVA (preferencialmente 5mm) ou o que o aluno tiver disponível. Um pedaço pequeno de EVA tamanho 15cmX15cm já é o suficiente. Caso não tenha um EVA pode ser um pedaço de isopor.
** Faremos um lanche coletivo no intervalo. Oferecemos café e por isso sugerimos que cada um leve algum biscoito, chocolate ou barra de cereal. Também indicamos levar uma garrafinha de água.
**Forneceremos as linhas enceradas e as agulhas de costura.

ITENS NÃO OBRIGATÓRIOS MAS QUE PODEM DEIXAR SUA ENCADERNAÇÃO MAIS BONITA:
** Furadores, perfuradores de papel, elásticos chatos ou elásticos roliços.
** Papeis artesanais, retalhos de papeis diferentes, tecidos, adesivos, carimbos, canetas coloridas.

SE NECESSÁRIO FORNECEMOS NOTA FISCAL E CERTIFICADO.

NÃO FAREMOS RESERVAS para pagamento no dia do workshop. A inscrição só será confirmada após o pagamento (via depósito bancário ou pagamento através do cartão de crédito).

A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO é assegurada em DUAS ETAPAS. Primeiro é necessário realizar o depósito em conta bancária ou pagamento em cartão de crédito e depois é necessário realizar o preenchimento do formulário virtual (sem as duas etapas a inscrição não será realizada) você receberá o formulário virtual após nos enviar seu comprovante de depósito.

OFICINA SUJEITA A FORMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento da oficina (por motivo de doença, não formação de turma ou outro) o aluno será avisado através do e-mail informado durante a inscrição (preenchimento do formulário) e receberá seu dinheiro de volta.

A FUZINA OFICINAS tem o objetivo de propor oficinas criativas de encadernações básicas e experimentais em Porto Alegre. O Projeto leva a oportunidade aos participantes de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do Papel e do Livro. As Oficinas têm como objetivo principal o ensino das técnicas de encadernações para iniciantes assim como desenvolvimento da capacidade criativa para novas costuras, de forma a proporcionar aos participantes o ponto de partida para a criação de projetos de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Também realizamos parcerias com outros profissionais oferecendo aos nossos alunos oficinas que tenham afinidade com a encadernação como caligrafia, lettering, carimbos, gravuras, colagens, bordado sobre papel e muito mais.

A facilitadora FUZINA é Instrutora de Encadernação, Graduada pela Universidade Luterana do Brasil e pós graduanda, Lato Sensu, em “Arte e Educação”, é associada da ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro). Em 2016 realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Já participou de diversos cursos voltados para gestão de acervos, educação patrimonial e restauração. Ministra oficinas desde 2016 e em 2017 facilitou 60 turmas de Oficinas de Encadernações em Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: