Ir para conteúdo

Oficina de Carimbos & Cadernetas Artesanais – Módulo 1 (Porto Alegre, Abril de 2018)

Que tal unir encadernação e carimbos, ambos artesanais? A Fuzina Oficinas tem o prazer de realizar uma parceria com a ilustradora Yris Tanaka para ensinar aos nossos alunos um pouco sobre o mundo dos carimbos. Junte-se a nós você também!

Data: 18 de Abril, Quarta-feira. Das 09h até às 13h.

Duração: 4h com intervalo para o coffee break.

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre.

Investimento COM TODO MATERIAL INCLUSO: R$127 (depósito bancário) ou R$ 136 (parcelado no cartão de crédito) .

>>> Na foto do evento temos uma gravura produzida através de carimbo artesanal pela ilustradora Yris Tanaka (Porto Alegre).

::PROGRAMA DA OFICINA::

No primeiro momento os alunos confeccionarão duas lindas cadernetas com costura correntinha, em papel Pólen e Color Plus ou Kraft com várias opções de linhas de algodão enceradas.

No segundo momento, já com a ilustradora Yris Tanaka, surge a criação de 2 carimbos para uso na capa das cadernetas produzidas durante a oficina. Serão dois carimbos em EVA com lápis, monocromático, um simples e outro composto. Estes carimbos simples e compostos podem ser usados individualmente ou combinados entre si para compor um cenário, uma imagem composta. Eles podem também ser usados para se criar uma padronagem regular ou aleatória.

Com foco em ilustração infantil, YRIS TANAKA, desde pequena já gostava de desenhar e criar seus próprios brinquedos. Busca resgatar o sentimento afetivo e lúdico em crianças e adultos através de suas criações, e incentivar práticas mais naturais, artesanais e sustentáveis, assim como uma conscientização sobre questões como ecologia, preservação, acessibilidade e inclusão social. Durante a Feira do Livro de Porto Alegre, em 2017, foi lançado o livro “Manual de Interação Monstruosa”, da editora Acesso Popular, escrito por Christina Dias e Milene Barazzetti, com ilustrações de Yris Tanaka. A Yris com seu gosto por rabiscar, projetar e criar, também já trilhou outros caminhos além da ilustração – é formada em física pela UFRGS, e tem uma longa e consolidada carreira na indústria como pesquisadora.

Se você tem uma TESOURA e ESTILETE de seu uso e preferência sugerimos que você leve para a oficina. PRINCIPALMENTE ESTILETE DE PRECISÃO, BISTURI DE CORTE E PINÇAS. Também sugerimos que você uma LAPISEIRA para realizar pequenas marcações. NÃO são itens obrigatórios, apenas facilitarão sua aprendizagem. Teremos estiletes largos, estreitos, tesouras e lápis para emprestar.

Acompanhe a agenda de Oficina através do blog: fuzinaoficinas.blog

O aluno experimentará algumas das ferramentas básicas de encadernação durante a oficina, como berços de encadernação fabricados com madeira de demolição, espátulas de osso e de madeira e diferentes furadores.

NÃO FAREMOS RESERVAS para pagamento no dia do workshop. A inscrição só será confirmada após o pagamento (via depósito bancário ou pagamento através do cartão de crédito). Solicite os dados por e-mail: {fuzinaoficinas@gmail.com}.

A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO é assegurada em DUAS ETAPAS. Primeiro é necessário realizar o depósito em conta bancária ou pagamento em cartão de crédito e depois é necessário realizar o preenchimento do formulário on-line (sem as duas etapas a inscrição não será realizada). Solicite os dados bancários por e-mail (fuzinaoficinas@gmail.com).

OFICINA SUJEITA A FORMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento do Workshop (por motivo de doença, não formação de turma ou outro) o aluno será avisado através do e-mail informado durante a inscrição (preenchimento do formulário) e receberá seu dinheiro de volta.

A FUZINA OFICINAS tem o objetivo de propor oficinas criativas de encadernações básicas e experimentais em Porto Alegre. O Projeto leva a oportunidade aos participantes de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do Papel e do Livro. As Oficinas têm como objetivo principal o ensino das técnicas de encadernações para iniciantes assim como desenvolvimento da capacidade criativa para novas costuras, de forma a proporcionar aos participantes o ponto de partida para a criação de projetos de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Também realizamos parcerias com outros profissionais oferecendo aos nossos alunos oficinas que tenham afinidade com a encadernação como caligrafia, lettering, carimbos, gravuras, colagens, bordado sobre papel e muito mais.

A facilitadora FUZINA é instrutora de Encadernação. É graduada pela Universidade Luterana do Brasil em Administração e pós graduanda, Lato Sensu, em “Arte e Educação”. É associada da ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro). Em 2016 realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Já participou de diversos cursos voltados para gestão de acervos, educação patrimonial e restauração. Ministra Oficinas de encadernações desde 2016, em 2017 facilitou 60 turmas de Oficinas de Encadernações no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Atualmente é estudante do Centro de conservação-restauração de livros e documentos Livro e Arte em Porto Alegre no curso de Conservação-restauração de bens culturais com suporte em papel, couro e pergaminho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: