Ir para conteúdo

Oficina de Colagem com Pati Peccin (Porto Alegre, Maio de 2018)

E lá vem uma super parceria entre a Fuzina Oficinas (Porto Alegre) e a artista gráfica Pati Peccin (Florianópolis): uma linda Oficina de Colagens ♥

A COLAGEM resulta na releitura ou na reciclagem de uma imagem. Pode ser reapropriação de uma material impresso (livro, folder publicitário, catálogo, jornal, revista, velhos ou novos) por um processo de composição em variadas técnicas. A composição (ou “assemblage” no termo francês) pode ser operada por unificação, por semelhança ou por equilíbrio, provocado pela fragmentação causada através da recriação da realidade. O Atelier de Colagem propõe uma imersão criativa nas técnicas e na linguagem para alunos interessados em “caçar” imagens. Caçar imagens está presente no dia a dia sociedade da Era da Informação e com aprendizado de técnicas de colagem pode-se reinventar o mundo experimentado o olhar irônico, arrojado, crítico ou desconstrutivista.

A COLAGEM é uma técnica artística que emprega circunstâncias de ligamento, justaposição ou disseminação de imagens dispersas a fim de compor novas imagens e texturas através da fixação destas num suporte. Foi desenvolvida há muito tempo e tem sido ao longo da História da Arte incorporada em variadas linguagens, possuindo inúmeras formas, especialmente a partir do século XX, com o Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e o Pop, entres outros movimentos artísticos. Foi utilizada por Pablo Picasso, René Matisse, Marcel Duchamps, Andy Warhol e grandes artistas.

PATI PECCIN é formada em Publicidade & Propaganda. É mestre em Ilustração Artística, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, 2014, Lisboa, Portugal. Trabalhou em São Paulo com produção comercial e artística no âmbito da cenografia, direção e produção de arte em audiovisual, de 1999 a 2012. Atualmente tem aliado o trabalho de ilustrações com sua carreira artística. No ano passado, criou o Selo Patifaria com publicações de livros feitos à mão. O Selo Patifaria expressa histórias através de imagens, publica livros feitos à mão de obras literárias em colaboração com novos escritores. Criado pela artista gráfica Pati Peccin em 2016, os exemplares tem tiragem limitada, numerada e assinada. A artista desenvolve um trabalho com colagens misturando recorte, xilogravura, texturas e linhas gráficas em variados suportes. Estes variam de páginas de livros antigos ou sublimação de imagens em tecidos.

Opções de datas:

17 de Maio – Quinta-feira pela manhã. Das 09h até às 13h
19 de Maio – Sábado pela manhã. Das 08h até às 12h

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre.

Investimento com todo material incluso: R$150 (depósito bancário) ou R$160 (parcelado no cartão de crédito)

Inscrição por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com

NÃO FAREMOS RESERVAS para pagamento no dia do workshop. A inscrição só será confirmada após o pagamento (via depósito bancário ou pagamento através do cartão de crédito). Solicite os dados por e-mail: {fuzinaoficinas@gmail.com}.

A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO é assegurada em DUAS ETAPAS. Primeiro é necessário realizar o depósito em conta bancária ou pagamento em cartão de crédito e depois é necessário realizar o preenchimento do formulário on-line (sem as duas etapas a inscrição não será realizada). Solicite os dados bancários por e-mail (fuzinaoficinas@gmail.com).

OFICINA SUJEITA A FORMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento da oficina (por motivo de doença, não formação de turma ou outro) o aluno será avisado através do e-mail informado durante a inscrição (preenchimento do formulário) e receberá seu dinheiro de volta.

OBJETIVOS DA OFICINA
• Estimular a criatividade e introduzir a arte da colagem, compartilhando sua história, apresentando referências. A partir de questões conceituais no pensamento moderno contemporâneo, possibilidades de linguagem pictórica como veículo artístico, desenho à mão livre, técnicas de criação gráfica, teoria da cor, técnicas de desenho e desenho de representação, pintura, prática em suportes alternativos, além de telas, papel e madeira; proposição de projetos que envolvam a linguagem da pintura e interfaces.
• Os participantes vão ao final dos módulos criarem imagens analógicas a partir de recortes de impressos. É proposta para o final da oficina uma conversa aberta sobre o processo criativo de cada participante.

PROGRAMA DA OFICINA
• Introdução da história da colagem e composição de imagens.
• A colagem como linguagem de protesto, através de movimentos artísticos como Cubismo (ex: Picasso), Dadaísmo (ex: Hannah Höch), Construtivismo Russo (ex: Gustav Klucius), Pop Art (ex: Peter Blake).
• Nível Contextual, identidade da imagem, apelo visual,
• Criação dos personagens, ambientação,
• Relação entre imagem e movimento,
• Composição da imagem,
• Leis da Gestalt,
• Geometria, escala, proporção, equilíbrio,
• Textura,
• Prática de pesquisa, separação e corte do material impresso,
• Técnicas de corte e metodologia de organização de material principal e sobras,
• Imaginação e esboço de composição sem cola,
• Composição criativa.

MATERIAIS FORNECIDOS PELA MINSTRANTE
• Apostila
• 1 Estiletes e lâminas
• 1 Régua de Alumínio
• 1 Almofada para Carimbo e tinta (vermelha)
• 1 Almofada para Carimbo (preta)
• 1 Almofada para Carimbo (azul)
• 3 Tesoura para Papel grande
• 3 Tesouras de Alumínio pequena
• 2 Bisturi para corte para papel e lâmina
• Base de Corte para papel
• Nanquim nas cores preta, branco, vermelho, azul
• Guache escolar nas cores preta, branco, vermelho, azul e amarelo
• Acrílica nas cores preta, branco, vermelho, azul
• Cartolina

PARA OS PARTICIPANTES LEVAREM (NÃO OBRIGATÓRIO):
Revistas, livros velhos. E qualquer outra inspiração do artista (papéis coloridos, rendas, tecido, bilhetes, papéis de bala….)

A FUZINA OFICINAS (Porto Alegre) tem o objetivo de propor oficinas, cursos criativos PRESENCIAIS e experimentais de encadernações básicas. A proposta leva aos participantes a oportunidade de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro. Nossa maior PRIORIDADE é a INTERAÇÃO entre as pessoas. Desta forma o ensino das técnicas durante nossas oficinas de encadernações buscam desenvolver a capacidade criativa para novas costuras, de forma a oferecer aos seus queridos o ponto de partida para a CRIAÇÃO DE PROJETOS de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Atualmente realizamos parcerias com outros profissionais para ministrar oficinas de bordado sobre papel, zines, livros de artistas, caixas, lettering, caligrafia, carimbos, gravuras e muito mais.

Um comentário em “Oficina de Colagem com Pati Peccin (Porto Alegre, Maio de 2018) Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: