Ir para conteúdo

Oficina Promocional de Encadernação Segredo Belga (Porto Alegre, Maio de 2018)

A encadernação Segredo Belga “crisscross binding” é um método de encadernação desenvolvido nos anos 80 pela encadernadora belga, Anne Goy. A capa é feita separadamente: capa, contracapa e lombada. São feitos vários orifícios nas três peças e depois unidos por linhas que também passam pelo miolo segurando-o à capa, criando assim um padrão diferente e interessante. A encadernação tem abertura de 180º.

VAGAS LIMITADAS

Participe desta oficina e produza com suas próprias mãos uma linda encadernação artesanal Segredo Belga com valor promocional de Maio com capa revestida em papel artesanal ou papel indiano, com miolo em papel pólen 80gr e costura em linha de algodão encerada.

Duração: 4 horas com intervalo para o coffee break.

Datas disponíveis para escolha do aluno:
10 de Maio. Quinta-feira, à tarde – das 14h até às 18h
24 de Maio. Quinta-feira, pela manhã – das 08h30min às 12h30min

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre.

Investimento com todo material incluso: R$80 (depósito bancário) ou R$ 85 (parcelado no cartão de crédito)

Inscrição por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com

A aluno experimentará algumas das ferramentas básicas de encadernação durante a oficina, como berços de encadernação fabricados com madeira de demolição, espátulas de osso e de madeira e diferentes furadores.

NÃO FAREMOS RESERVAS para pagamento no dia do workshop. A inscrição só será confirmada após o pagamento (via depósito bancário ou pagamento através do cartão de crédito). Solicite os dados por e-mail: {fuzinaoficinas@gmail.com}.

A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO é assegurada em DUAS ETAPAS. Primeiro é necessário realizar o depósito em conta bancária ou pagamento em cartão de crédito e depois é necessário realizar o preenchimento do formulário on-line (sem as duas etapas a inscrição não será realizada). Solicite os dados bancários por e-mail (fuzinaoficinas@gmail.com).

OFICINA SUJEITA A FORMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento da oficina (por motivo de doença, não formação de turma ou outro) o aluno será avisado através do e-mail informado durante a inscrição (preenchimento do formulário) e receberá seu dinheiro de volta.

A Fuzina Oficinas tem o objetivo de propor oficinas criativas de encadernações básicas e experimentais em Porto Alegre. O Projeto leva a oportunidade aos participantes de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do Papel e do Livro. As Oficinas têm como objetivo principal o ensino das técnicas de encadernações para iniciantes assim como desenvolvimento da capacidade criativa para novas costuras, de forma a proporcionar aos participantes o ponto de partida para a criação de projetos de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Também realizamos parcerias com outros profissionais oferecendo aos nossos alunos oficinas que tenham afinidade com a encadernação como caligrafia, lettering, carimbos, gravuras, colagens, bordado sobre papel e muito mais.

VANESSA FUZINA atualmente é instrutora de Encadernação em alguns projetos em Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos trilhou diversos caminhos. Em 2011 graduou-se pela Universidade Luterana do Brasil em Administração e em 2014 finalizou a MBA em Finanças Empresariais. Sempre se interessou por assuntos como 3º setor e voluntariado. Chegou à encadernação através de sua curiosidade em arquivologia, gestão de acervos e educação patrimonial. Por esse motivo participou de diversos cursos e oficinas, inclusive cursos de restauro de documentos. Em 2016 realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Atualmente é estudante do Centro de conservação-restauração de livros e documentos Livro e Arte em Porto Alegre no curso de Conservação-restauração de bens culturais com suporte em papel, couro e pergaminho, e é associada da ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro). Vanessa Fuzina ministra Oficinas de encadernações desde 2016, em 2017 facilitou 60 turmas de Oficinas de Encadernações no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) em Porto Alegre e tem projeto aprovado pela diretoria do CCCEV para ministrar oficinas regulares em todo o ano de 2018. Em 2018 já ministrou oficinas exclusivas para pessoas com deficiência visual (cegueira total e parcial).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: