Ir para conteúdo

Oficina de encadernação da Corrupiola Experiências Manuais em Porto Alegre (18 de Maio, 2018)

Oficina de encadernação da Corrupiola Experiências Manuais em Porto Alegre (parceria com Fuzina Oficinas).

Dia: 18 de Maio (sexta)
Horário: 10h às 12h + 13h30 às 17h30

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre

Inscrições: https://goo.gl/zaznMc

1 – Encadernação Brochura
Quando dobramos uma folha A4 temos um fólio, a base para uma brochura com dezenas de páginas ou então para um livro de 8 páginas com apenas uma folha de papel. A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas
Além do fólio, que tal trabalhar com folhas soltas que não podem ser dobradas, pois tem uma gramatura maior ou são feitas de materiais mais rígidos como acrílico ou papelão micro-ondulado? Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch
Se você deseja reunir mais de um caderno composto de vários fólios, esta é uma das técnicas ideais. Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura era comum na Europa medieval, principalmente na Alemanha. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

Sobre Corrupiola Experiências Manuais (Florianópolis): Desde 2008 a Corrupiola fabrica livros e ferramentas especiais para encadernação, além de ministrar oficinas para quem quer aprender a tradicional arte de encadernação. O processo de fabricação das ferramentas da Corrupiola não é industrial, não é terceirizado e não utiliza mão-de-obra barata. Todos os seus produtos são cuidadosamente feitos à mão, uma unidade por vez, garantindo o máximo de qualidade e personalização. Os principais produtos da Corrupiola são os Corrupios, pequenos cadernos exclusivos e costurados manualmente, geralmente no formato 9 x 14 cm, com papéis refinados como Canson, Fabriano e Color Plus 180gr nas capas, e com miolo de 64 páginas em papel pólen 80gr.

A Fuzina Oficinas (Porto Alegre) tem o objetivo de propor oficinas, cursos criativos PRESENCIAIS e experimentais de encadernações básicas. A proposta leva aos participantes a oportunidade de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro. Nossa maior PRIORIDADE é a INTERAÇÃO entre as pessoas. Desta forma o ensino das técnicas durante nossas oficinas de encadernações buscam desenvolver a capacidade criativa para novas costuras, de forma a oferecer aos seus queridos o ponto de partida para a CRIAÇÃO DE PROJETOS de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Atualmente realizamos parcerias com outros profissionais para ministrar oficinas de bordado sobre papel, zines, livros de artistas, caixas, lettering, caligrafia, carimbos, gravuras e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: