Ir para conteúdo

Oficina de Encadernação Brochura para Pacientes da Casa Camaleão (Porto Alegre, Julho de 2018)

A Fuzina Oficinas irá oferecer em parceria com o Projeto Camaleão uma Oficina de encadernação artesanal brochura exclusiva para pacientes em tratamento contra o câncer.

Convidamos pessoas em tratamento contra o câncer a passarem uma tarde de domingo bem divertida ao nosso lado, aprendendo um pouco sobre o mundo da encadernação artesanal, papéis, aprendendo a utilizar algumas ferramentas, conhecendo novas pessoas e fazendo novas amizades.

**Cada paciente poderá levar um familiar ou um amigo para participar da oficina.

Inscrições por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com

Local: Rua Giordano Bruno, 82 – Rio Branco, Porto Alegre/RS

Data: 14 de Julho, sábado. Das 14h30min até às 17h30min.

Oficina gratuita com todo material incluso e coffee break.

Vagas Limitadas: 10 alunos

Cada aluno irá confeccionar duas encadernações manualmente, uma em costura brochura e outra em costura correntinha. Para capa oferecemos opções de material sintético semelhante ao couro e papéis diversos. Para o miolo teremos o papel Pólen Bold 90 g/m² pontinhado. Os alunos aprenderão a arredondar os cantos com a canteadeira, aplicar ilhoses e a finalizar a encadernação com elásticos roliços coloridos.

Iniciado em 2014, o Projeto Camaleão: tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. É sabido atualmente que o câncer e seu tratamento causam danos físicos, emocionais e isolamento social. É muito comum a pessoa não se reconhecer, perdendo sua identidade – nosso objetivo é ajudá-la a se redescobrir, adaptando-se a esse novo contexto para continuar vivendo.

A Fuzina Oficinas (Porto Alegre) tem o objetivo de propor oficinas, cursos criativos PRESENCIAIS e experimentais de encadernações básicas. A proposta leva aos participantes a oportunidade de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro. Nossa maior PRIORIDADE é a INTERAÇÃO entre as pessoas. Desta forma o ensino das técnicas durante nossas oficinas de encadernações buscam desenvolver a capacidade criativa para novas costuras, de forma a oferecer aos seus queridos o ponto de partida para a CRIAÇÃO DE PROJETOS de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Atualmente realizamos parcerias com outros profissionais para ministrar oficinas de bordado sobre papel, zines, livros de artistas, caixas, lettering, caligrafia, carimbos, gravuras e muito mais.

Essa oficina irá ocorrer graças ao trabalho voluntário de algumas pessoas, entre elas: Vanessa Fuzina, Andréa Cunha, Luciana Heloisa Oliveira, Lorena Sedano, Cássia Selbach, Cecilia de Andrade, Marcia Freire Accorsi, Ana Bardini, Maria Aparecida Pires, Rosania Sasso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: