Ir para conteúdo

Oficina Bordado sobre papel módulo III – Caderno de botânica (Porto Alegre, Agosto de 2018)

As plantas e flores têm um papel fundamental no equilíbrio ecológico, mas também carregam um simbolismo muito forte entre seres humanos. Elas habitam memórias afetivas, relembram amores e desamores, povoam jardins e residências. Por conta disso o módulo III da oficina de bordado sobre papel irá propor a confecção de um catálogo botânico particular todo feito de linha. Cada participante aprenderá pontos básicos que serão usados para a criação de cinco plantas/flores. Que tal fazer as suas próprias anotações nesse livreto e presentear alguém muito querido?
 
Público-alvo:
Pessoas de diferentes faixas etárias que tenham interesse em aprender técnicas de bordado sobre papel. Não é obrigatório ter feito os módulos I e II.
 
Objetivos:
Apresentar e trabalhar com pontos que simulem plantas e flores, e aplicá-los em um pequeno livreto na parte final da oficina.
 
Programa:
– Apresentar a proposta da oficina
– Ensinar cinco pontos novos e revisitar doisensinados em outros módulos que possam simular flores e plantas
– Estimular a combinação de diferentes pontos para a composição das flores e plantas
– Realizar 7 exercícios práticos para aplicação desses pontos
– Por último, estimular o preenchimento de um pequeno livreto que formará o caderno de botânica individual do aluno.
 
O aluno irá ganhar:
– Folhas com gramatura 180g/m2 para os exercícios e para confecção do trabalho final
– Linhas de crochê e costura
– Agulha
– Base de perfuração (EVA)
– Livreto já pronto para o exercício final
 
Pontos novos:
– Rosa
– Folha
– Ponto Pena
– Flor fechada em relevo
– Haste
 
Pontos revisitados:
– Nó francês
– Rococó
 
Duração: 4 horas.
 
Cada e exercício terá tempo máximo de 10 minutos para execução, com o objetivo de gerar um maior intervalo para elaboração do caderno.
 
Investimento: R$120 com todo o material incluso.
 
Datas disponíveis para escolha:
30/08 – Quinta – a tarde
22/09 – Sábado – a tarde
 
Inscrições exclusivas por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com
 
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico de Porto Alegre.
 
Currículo
Ricardo Rodrigues
Graduado em Comunicação Social nas habilitações de publicidade e jornalismo. Atualmente trabalha apenas como jornalista, produzindo conteúdo para portais de notícias, impresso e redes sociais. Em 2016 criou o projeto de autopublic ação Experimentos Impressos (Fb.com/ExperimentosImpressos) para editar, imprimir e distribuir textos antigos inéditos. A principal característica é o trabalho manual, em que se destaca, entre outros aspectos, o bordado sobre papel em pôsteres e capas de zines.
 
Sobre Experimentos Impressos:
Experimentos Impressos é um projeto de autopublicação independente criado em março de 2016. A ideia de produzir material impresso surgiu, porem, em 2015. O gosto pelo texto de ficção e a vontade de ver trabalhos no papel gerou a editora. O objetivo é publicar contos, poemas, fanzines, ilustrações e textos jornalísticos em pequena tiragem, valorizando um produto diferenciado, montado a mão e com intervenções criativas (como linha de costura, impressão de ilustrações de forma individual, carimbos, etc). A médio prazo, a ideia é fazer curadoria para publicar trabalhos de outros autores/artistas.
 
NÃO FAREMOS RESERVAS para pagamento no dia da oficina. A inscrição só será confirmada após o pagamento (via depósito bancário ou pagamento através do cartão de crédito).
 
Solicite os dados por e-mail: {fuzinaoficinas@gmail.com}.
 
A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO é assegurada em DUAS ETAPAS. Primeiro é necessário realizar o depósito em conta bancária ou pagamento em cartão de crédito e depois é necessário realizar o preenchimento do formulário on-line (sem as duas etapas a inscrição não será realizada). Solicite os dados bancários por e-mail (fuzinaoficinas@gmail.com).
 
OFICINA SUJEITA A FORMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento do Workshop (por motivo de doença, não formação de turma ou outro) o aluno será avisado através do e-mail informado durante a inscrição (preenchimento do formulário) e receberá seu dinheiro de volta.
 
A Fuzina Oficinas tem o objetivo de propor oficinas criativas de encadernações básicas e experimentais em Porto Alegre. O Projeto leva a oportunidade aos participantes de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do Papel e do Livro. As Oficinas têm como objetivo principal o ensino das técnicas de encadernações para iniciantes assim como desenvolvimento da capacidade criativa para novas costuras, de forma a proporcionar aos participantes o ponto de partida para a criação de projetos de papelaria, projetos editoriais independentes e livros de artistas. Também realizamos parcerias com outros profissionais oferecendo aos nossos alunos oficinas que tenham afinidade com a encadernação como caligrafia, lettering, carimbos, gravuras, colagens, bordado sobre papel e muito mais.
 
VANESSA FUZINA atualmente é instrutora de Encadernação em alguns projetos em Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos trilhou diversos caminhos. Em 2011 graduou-se pela Universidade Luterana do Brasil em Administração e em 2014 finalizou a MBA em Finanças Empresariais. Sempre se interessou por assuntos como 3º setor e voluntariado. Chegou à encadernação através de sua curiosidade em arquivologia, gestão de acervos e educação patrimonial. Por esse motivo participou de diversos cursos e oficinas, inclusive cursos de restauro de documentos. Em 2016 realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. Atualmente é estudante do Centro de conservação-restauração de livros e documentos Livro e Arte em Porto Alegre no curso de Conservação-restauração de bens culturais com suporte em papel, couro e pergaminho, e é associada da ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro). Vanessa Fuzina ministra Oficinas de encadernações desde 2016, em 2017 facilitou 60 turmas de Oficinas de Encadernações no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) em Porto Alegre e tem projeto aprovado pela diretoria do CCCEV para ministrar oficinas regulares em todo o ano de 2018. Em 2018 já ministrou oficinas exclusivas para pessoas com deficiência visual (cegueira total e parcial).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: