Ir para conteúdo

SOBRE A FUZINA

Vanessa Fuzina é instrutora de Encadernação desde 2016 em Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos trilhou diversos caminhos. Em 2011 graduou-se pela Universidade Luterana do Brasil em Administração e em 2014 finalizou a MBA em Finanças Empresariais. Sempre se interessou por assuntos como 3º setor e voluntariado. Chegou à encadernação através de sua curiosidade em arquivologia, gestão de acervos e educação patrimonial. Em 2016 realizou trabalho voluntário no Acervo do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. E desde então passou a estudar encadernações, restauro e gestão de arquivos e acervos. Atualmente é estudante de conservação-restauração de livros e documentos e é associada da ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro).

As Oficinas com a Fuzina são momentos de criação de livros em branco, livros mais elaborados, dobraduras, colagens e reciclagem de materiais. A proposta leva aos participantes a oportunidade de terem o primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro. O ensino das técnicas durante as oficinas buscam desenvolver a capacidade criativa para novos projetos de papelaria, concepções editoriais independentes e livros de artistas.

Você sabia que o artesanato é arte e técnica do trabalho manual realizado por um artesão? Que o artesanato é método de trabalho do artesão que alia utilitarismo à arte?

O fazer manual pode ser visto como um benefício social múltiplo. O artesanato:

É estímulo ao empreendedorismo;

É estímulo do intelecto;

É fonte de renda;

É fomento do trabalho local;

É meio de expressão;

É preservação das culturas locais;

É modelo de valorização de pessoas e comunidades;

É estilo de vida e

É alternativa sustentável de consumo.

Informações por e-mail: fuzinaoficinas@gmail.com

Acompanhe a nossa agenda pelo Blog: fuzinaoficinas.blog

Facebook e Instagram @fuzinaoficinas

Aulas particulares: https://fuzinaoficinas.blog/aulas-particulares/

Em Novembro de 2018 Vanessa Fuzina participou da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre com a oficina de Cadernetas em Brochura. 16 alunos participaram da oficina e Marcia Accorsi atuou como voluntária durante a oficina.

Em Julho de 2018 ministramos uma oficina de encadernação brochura voluntária na Casa Camaleão (Porto Alegre) que é uma ONG que tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com câncer.

Em Fevereiro de 2018 realizamos uma Oficina de Encadernação Artesanal Brochura para pessoas com deficiência visual total ou parcial com o apoio da empresa As Meninas dos Olhos Audiodescrição financiado pelo Santander Cultural em Porto Alegre.

Em 2017 tivemos um total de 60 Oficinas de Encadernação no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Centro de Porto Alegre) em meio a lindas exposições de artes.

Em novembro de 2017 participamos de um Bate Papo durante a Feira do Livro em Porto Alegre na Koralle Pintura e Desenho.

Realizamos um lindo trabalho em conjunto com a professora Danusa Oliveira e sua turma de Tecnologia e Processos II do Curso de Design (PUCRS).

Em 2017 tivemos dois Encontros dos amigos da Fuzina e mais dois Happy Hours.

Aguardamos a sua visita.

%d blogueiros gostam disto: