Ir para conteúdo

YRIS TANAKA

Ilustradora natural de Porto Alegre, ela é formada em Física pela UFRGS e tem Mestrado em Engenharia de Soldagem e Produção pela Osaka University – Japão, e atuou como pesquisadora em grandes empresas do setor químico, petroquímico e elétrico.

Sempre acreditou que somos todos multifacetados e que possuímos vários talentos, e que uma vida é tempo mais que suficiente para realizar diversos projetos e sonhos. Assim, como sempre gostou de desenhar e criar brinquedos, há alguns anos deu uma pausa na vida de cientista e decidiu se reinventar como artista, encarando mais esse desafio e novos aprendizados. Buscou se qualificar na área realizando diversos cursos e oficinas com ilustradores conceituados.

Se no princípio seu foco e grande paixão eram a ilustração infantil, hoje acredita que a sua arte pode abraçar adultos e crianças igualmente, de forma lúdica. Seu trabalho atualmente transita principalmente na ilustração com pintura com aquarela e na criação de gravuras utilizando técnicas alternativas de arte impressa, como carimbos confeccionados de forma artesanal.

Estreou na ilustração de livros infantis em 2017 com o lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre do “Manual de Interação Monstruosa” de Christina Dias e Milene Barazzetti e em 2018 ilustrou “Doutora dos Livros” de Milene Barazzetti. O ano de 2018 marca o lançamento de um projeto pessoal com conjunto de imagens e sacadinhas divertidas de sua própria autoria – a série de livretos artesanais “Os Animais Entendem”, que está em seu segundo volume. Em 2018 também participou da Edição Comemorativa Ilustrada do clássico “Lendas do Sul”, de João Simões Lopes Neto – uma coletânea de 23 artistas sob a coordenação de Paula Mastroberti. Mas o início de tudo no mundo editorial foi mesmo em 2016, quando aceitou o desafio de ilustrar com traço leve e bom humor o E-book “Eu me formei! E agora? Um guia para estudantes de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo de como proceder no início da vida profissional” da arquiteta e urbanista Simone Silene Dias Seabra.

Dentre as exposições que participou, destacam-se a Exposição “Palavra Ilustrada – A Paz” (2018), um projeto itinerante pelo RS coordenado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) com textos de integrantes da Academia Rio-Grandense de Letras e ilustrações de 5 artistas plásticos, e duas coletivas dos alunos do Curso de Extensão Ilustração e Livro-Arte – UFRGS: Exposição “Lendas de um Continente Sulino” (2016-2017) com performance de pintura ao vivo no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo | Porto Alegre e Exposição “Ilustrando as Lendas do Sul: Uma Homenagem a Simões Lopes Neto” (2016) na Casa de Cultura Mário Quintana | Porto Alegre.

Seguindo o pensamento de que não podemos nos limitar a um ou outro talento, ou a uma ou outra técnica, ou a um único caminho, e de que as artes se conversam e o trabalho colaborativo é enriquecedor, ela teve sua primeira experiência no mundo da moda participando recentemente da Coleção Alto Inverno 2019 – VIRAÇÃO do estilista Régis Duarte, com peças exclusivas inspiradas nas obras de Jacqueline Joner (fotografia), Yris Tanaka (gravura), Ana Paula Edom Morales (aquarela) e Lu Lupe Mello (bordados). O lançamento da coleção no Barraco Cultural / Galeria Mascate | Porto Alegre foi acompanhado de uma Expografia das obras das 4 artistas sob direção de Paulo Gerse Brum.

E no mundo da música, criou em 2017 as ilustrações para o vídeo musical da canção “Aqui em Marte” da banda O Buraco de Minhoca, banda com a qual tem uma forte parceria de trabalhos e que deve lançar seu álbum de estreia ainda este ano.

Por fim, além de desenvolver seu trabalho autoral, ministra oficinas de criação e confecção de carimbos artesanais para crianças e adultos.

Yris Tanaka

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da artista, acesse em: www.behance.net/yristanaka

%d blogueiros gostam disto: